TURISMO HISTÓRICO E CULTURAL DE CARAPEBUS !

    
 
                                        TURISMO HISTÓRICO E CULTURAL DE CARAPEBUS !

#CARAPEBUSBEACH...



TURISMO DE LAZER.
Praia de Carapebus:
Situada na cidade de Carapebus, próximo a Quissamã e Macaé.
Essa praia fica bem próxima à lagoa que fica dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Vale muito o passeio, não deixe de apreciar o por do sol entre o mar e a Lagoa. A cidade possui pequena estrutura para turistas.
Acompanhe por aqui, que vou contar mais um pouquinho sobre essa cidade maravilhosa.



PRAIA DE CARAPEBUS. Uma praia mais rústica, a Praia de Carapebus é de grande beleza, mar azul esverdeado e uma espaçosa faixa de areia fina de coloração avermelhada, possui ainda diversas árvores na sua extensão, muitas residências próximas, mas de pequena infraestrutura, tornando a praia ainda mais aconchegante. Recebe um bom número de visitantes, costuma ser mais frequentada por moradores da região, é indicada para surfe e outros esportes como vôlei, futebol e frescobol. Outra boa opção é a caminhada, para aqueles que querem manter a boa forma de maneira mais tranquila, alguns visitantes aproveitam esta praia para a prática da pesca, é indicada para os que desejam descansar, desfrutando de uma bela paisagem por ser bastante tranquila.











TURISMO HISTÓRICO: Quando chego numa cidade já procura logo saber a história daquele local? Olha o que descobri: O antigo cinema de Carapebus (CINE CARAPEBUS), já está desativado a vários anos. Esse prédio do antigo Cine-Teatro Carapebus (1947) fica ao lado das instalações da Usina de Açúcar (1928),! E está localizado num município brasileiro da Microrregião. Hoje o local é visto como Patrimônio histórico da cidade, por se encontrar desativado. Dica-(Vale restaurar a estrutura, afinal muitos Carapebuense tem boas lembranças desse Cine). O local é muito procurado por fotógrafos para realização de book fotográficos.




TURISMO CULTURAL: Está é a Estação Cultural de Carapebus onde acontece as aulas de música e uma vez por mês tem apresentação no local ao público. Confesso que já fiz aula de canto na igreja, cheguei a cantar em casamentos. Mas meu sonho mesmo era aprender a tocar o violão, toda a vez que vejo alguém tocar paro para ouvir, este local fez-me relembrar esse sonho.
.
           Essa é a antiga Estação Ferroviária.
O Centro Cultural, ocupa o prédio de uma antiga estação ferroviária, totalmente reformada. Desde 1997, dentro do Programa Despertando Arte, o espaço realiza cursos e oficinas de teatro, canto, violão e artesanato, além de mostras e venda de artesanato e exposições. Ao fim de cada mês, abriga o Café Literário, evento que reúne apresentações de todas as oficinas, além de leitura de poesias.
.



Esse lugarzinho que fiquei tão encantada em conhecer e resolvi divulgar para vocês, surpreendeu-me na divulgação! Observei que quantas pessoas tem interesse em praticar aulas de músicas e não fazem por falta de tempo. Outra coisa foi lembrar e ouvir de como existem pontos turístico histórico precisando de uma revitalização como está!
Fica uma dica aqui para os responsáveis por cada cidade, cuidar mais dos seus patrimônios histórico.
.







TURISMO RELIGIOSO:
Sabiam que antigamente as vilas que se transformavam em cidades começavam pelas igrejas construídas na localidade.
A história das cidades, em geral, remete a períodos da Antiguidade, sendo que as, eventualmente, pessoas de uma dada vila começaram a comerciar com outras vilas.
Assim a vila passava a ser uma cidade, e toda a cidade tem a sua igreja Matriz.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória:
Representando a glorificação de Maria devido à sua absoluta pureza em relação a qualquer pecado, Nossa Senhora Glória é cultuada há muito tempo no Brasil. O primeiro templo dedicado à santa foi erigido, ainda em 1503, pelos recém-chegados colonos portugueses que aportaram em Porto Seguro. Em Carapebus, a igreja em homenagem à Nossa Senhora da Glória levou quase 20 anos para ser erguido: a matriz, que começou a ser construída em 1932, só foi inaugurada em 1950. Localizada na Praça Frei Baltazar, ela é considerada uma das maiores igrejas da região norte fluminense.
Endereço: Praça Frei Baltazar-Carapebus -RJ.









VALORIZAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS.
Vamos dar mais valor aos nossos Patrimônios históricos!
Não se constrói nada mais como antigamente, quando visitei esses pontos turísticos e pude observar que a nossa história está se acabando.
A muitos anos atrás as construções eram construídas para durar pelo resto da vida.
Olha essas portas de madeira dessa igreja, quantos anos elas existem e por quanto tempo ainda vão existir? Aí fica minha reflexão para vocês, hoje as construções são realizadas muito rapidamente e com materiais que breve precisaram ser trocados, ( Algo tipo se enjoar troca).
Já antigamente o pensamento era diferente, as pessoas tinham mais valor com as obras.
Será que os frutos da nossa geração verá nossas culturas.
Porque já estão se acabando e o pensamento de alguns que estão vivendo nos novos tempos tem a seguinte visão.” (Isso é coisa velha e do passado)? “Ensine seu filho a cuidar da nossa Cultura.








 TURISMO RURAL.
O turismo rural será muito procurado, digo que sim, hoje a maior parte da população procura lugares tranquilos como fazendas e sítios para lazer e descanso.
Quem não gosta de um queijo da roça, leite natural, manteiga caseira e o doce de goiabada.
O lazer do interior é a Cavalgada, pescaria, andar de bicicleta, fazer trilhas e dependo da localidade tem até Cachoeiras, praias, rios e lagoas.
Em Carapebus encontra quase tudo isso, só a Cachoeira que curte na cidade vizinha, (Conceição de Macabu).




TURISMO DE LAZER.
Olha o que me contaram quando conheci essa lagoa em Carapebus! Ela é um dos principais pontos turísticos da cidade, a lagoa - com área aproximada de 10 km, é formada por vários córregos e ligada ao canal Macaé Campos. A microbacia Lagoa de Carapebus localiza-se no centro do município, com uma parte dela, na Restinga de Jurubatiba. Seu principal curso d'água, com 5 km de extensão, é o córrego da Maricota, em Carapebus.



 .
Sugestão
Indico conhecer a lagoa de Carapebus!
Recebi muitas mensagens perguntando sobre o lugar, se realmente é bonito assim, minhas fotos são a mais naturais possíveis, o lugar é perfeito para fotografar e bem tranquilo para quem gosta de lugares com menos barulho. Lá só se escuta a batida das ondas do mar e o som dos pássaros.










REFLEXÃO.
Valorize as coisas simples da vida, pois elas lhe trazem energias boas. O melhor lugar para você conhecer é aquele que lhe traz paz.
Essa é a história de Carapebus.
Adorei divulgar cada canto de Carapebus com meu olhar turístico para vocês.
Olha a última foto onde estou no barco, ficou um charme.








FOTOGRAFO; GILISMAR CORREA


PARCEIROS:


Comentários

Postagens mais visitadas